Eletricista

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Eletricista

Está é uma pagina para que profissionais e outros que queiram compartilhar idéias sobre a área da elétrica, tanto para se informar e ser informado, quanto para se atualizar.


2 participantes

    Instalação de Ventilador de Teto 220 V em rede dupla de 110 V

    avatar
    cristian.sd


    Mensagens : 1
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Instalação de Ventilador de Teto 220 V em rede dupla de 110 V Empty Instalação de Ventilador de Teto 220 V em rede dupla de 110 V

    Mensagem  cristian.sd Qua 15 Out - 1:26:27

    Olá Pessoal, boa tarde!!

    Espero que possam me ajudar, comprei um ventilador de teto 220V, porém não possuo uma única fase 220V e um neutro e para conseguir 220V preciso utiizar 2 fases 110V.
    No esquema técnico do manual, não mostra este tipo de ligação, somente utilizando uma fase 220V e um neutro.
    Fiz várias tentativas de ligações, utilizando a outra fase 110V no lugar do neutro, mas sem sucesso. O melhor resultado atingido foi que o ventilador funcione somente quando a luz tb acende, ou seja, para utilizar o ventilador, preciso tb ligar a luz do mesmo.

    - O ventilador é de 4 fios (creio que 2 para a lâmpada e 2 para o ventilador)
    - Possui ligação pelo capacitor
    - Possui interruptor na parede para controle da luz somente
    - Para acionar o ventilador é com a "correntinha"

    Gostaria muito de uma ajuda para resolver este problema.

    Muito obrigado .... Cristian
    avatar
    ronaldoaprado


    Mensagens : 3
    Data de inscrição : 20/11/2014

    Instalação de Ventilador de Teto 220 V em rede dupla de 110 V Empty Instalação de Ventilador de Teto 220 V

    Mensagem  ronaldoaprado Qui 20 Nov - 20:50:55

    Olá Christian, estou entrando hoje no forum e vi que a sua mensagem é do mês passado.
    Talvez você já até tenha instalado, mas de qualquer forma segue minha ajuda, pois também pode ajudar a outros com a mesma dúvida.

    O problema que você está tendo, de só funcionar com a lâmpada ligada, é que você ligou uma fase certa, mas a outra fase você pegou do retorno da lâmpada, que vem do interruptor. É só pegar a outra fase que vai funcionar.

    Abraço.

      Data/hora atual: Sex 26 Abr - 20:51:20